A Igreja Batista do Calvário, localizada em São João do Paraíso (MG), deu um passo marcante em sua trajetória ao elaborar um plano estratégico com metas claras, organização sólida e sensibilidade às demandas sociais da cidade. O planejamento, conduzido sob a liderança do Pr. Marcelo Quadros, contou com o apoio metodológico da Profa. Josmária de Oliveira, e estabelece como horizonte discipular 10% da população local — mais de 2.300 pessoas — em 10 anos.

“Me senti profundamente grata por conhecer de perto a realidade da Igreja Batista do Calvário e poder contribuir com essa mobilização da igreja de Cristo na cidade. A dedicação da liderança, especialmente do Pr. Marcelo Quadros, revela um compromisso inspirador com a formação de discípulos e o fortalecimento da missão”, afirma a professora.

A cidade de 24 mil habitantes é marcada pela produção de eucalipto e por fortes características migratórias e sociais, como o desemprego masculino, o alcoolismo e a evasão juvenil. Essa realidade foi mapeada pela igreja por meio de uma análise PESTEL, refletindo maturidade na leitura do contexto e compromisso com uma atuação transformadora.

A Igreja Batista do Calvário se destaca entre outras denominações da cidade por sua mobilização missionária constante. Há poucos anos, a igreja não alcançava sequer 30 membros. Hoje, são 130 membros ativos, 80 congregantes regulares e 24 líderes engajados em 6 eventos semanais. A projeção, baseada em estratégias progressivas, prevê um salto para mais de 2.300 membros em dez anos.

Inspirada pelos princípios compartilhados pelo Pr. Fabrício Freitas, da Junta de Missões Nacionais, a liderança da Calvário abraçou a metanóia — uma verdadeira mudança de mentalidade. Conforme destaca o pastor em suas mensagens, a revitalização de uma igreja não começa com uma nova estrutura, mas com a transformação do pensamento e do coração de quem lidera. Essa compreensão levou a igreja a traçar objetivos ousados, com a convicção de que organização e discipulado caminham juntos.

Esse movimento também está em sintonia com as recomendações do Pr. Paschoal Piragine, que durante sua pregação na 104ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, enfatizou a importância de uma igreja que caminha com unidade, visão e planejamento. Segundo ele, é essencial que as igrejas locais se organizem estrategicamente para tomar suas cidades para Jesus, através de uma liderança comprometida, discipulado constante e mobilização comunitária. A Igreja Batista do Calvário, ao estruturar seu planejamento, demonstra que compreendeu e aplicou esse direcionamento espiritual e prático.

O planejamento apresenta metas como ampliar o templo para 1.000 lugares em cinco anos, ter 70% dos participantes integrados ao discipulado, e aumentar em 60% ao ano o número de líderes. Através de ações como escola de música com 40 alunos, projeto de reforço escolar, escola de inglês, atendimento à terceira idade, e fortalecimento do ministério infantil, a igreja se prepara para servir mais e melhor.

“A produção desenvolvida foi extremamente útil para a igreja e também abençoou os demais colegas da associação, ao provocar a reflexão sobre a importância de uma organização estratégica das ações, tendo intencionalidade até mesmo no calendário das atividades da igreja. Nosso objetivo é manter a mobilização missionária de forma contínua, com estruturas vivas e dinâmicas, que envolvam crianças, jovens, mulheres e homens — especialmente com a força dos corais e da música. A expectativa de alcançarmos 1.300 membros é real, e nos convida diariamente ao exercício da fé, da esperança e do amor”, destaca o Pr. Marcelo Quadros.

Com a construção do novo templo prevista até 2035, financiada por recursos próprios e doações projetadas, a igreja demonstra responsabilidade financeira e visão a longo prazo. A previsão de arrecadação, com base em 45% dos membros como dizimistas, também faz parte do plano, revelando seriedade na gestão.

Este plano estratégico, aprovado em janeiro de 2025, representa mais do que um documento organizacional: é um testemunho de fé com direção, resultado de uma liderança sensível ao Espírito Santo de Deus, que se compromete com a boa mordomia. A Igreja Batista do Calvário mostra que o Reino de Deus se expande com intencionalidade, amor e planejamento.

Tags:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× ENTRE EM CONTATO