A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou, no dia 10 de outubro de 2025, uma sessão solene em homenagem à irmã Elvira Maria Gonçalves Rangel, que recebeu o Título de Cidadã Honorária da capital mineira. A honraria foi proposta pela vereadora Flávia Borja, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Elvira à cidade, à comunidade batista e ao Reino de Deus.
Durante a cerimônia, a vereadora destacou a trajetória de dedicação e fé da homenageada:
“Foram 20 anos dedicados à Convenção Batista Mineira, à denominação batista, às mulheres de Minas Gerais e, sobretudo, ao Reino de Deus. Em seu trabalho relevante, Elvira deixou um legado que ultrapassa os limites da denominação, impactando também a cidade de Belo Horizonte, por meio de mulheres mais participativas, cooperadoras e comprometidas — cidadãs e cristãs melhores.
Por esse trabalho profícuo, por todas as vidas edificadas e aperfeiçoadas, por sua colaboração, dedicação e empenho, temos a alegria e a honra de conceder, nesta noite, o título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte à senhora Elvira Gonçalves Rangel.”
A sessão foi marcada por emoção e reconhecimento. Neusa Resende, diretora-executiva da União Feminina Missionária Batista Mineira (UFMBM), ressaltou o significado da homenagem:
“Foi um momento histórico, repleto de alegria, brilho e gratidão. Elvira estava cercada por familiares, amigos e líderes denominacionais, visivelmente emocionada. A vereadora Flávia Borja demonstrou sensibilidade ao propor esse reconhecimento tão justo a uma mulher que dedicou décadas a ações sociais, culturais e educacionais. Foi uma celebração de fé e gratidão a Deus pela vida dessa mulher corajosa e comprometida com o Reino.”
A secretária adminstrativa da UFMBM, Priscila Werneck, também destacou o valor espiritual e social da homenagem:
“Participar desse momento foi profundamente inspirador. Ver o nome de uma irmã tão amada sendo lembrado por seu serviço e amor ao próximo encheu-nos de alegria e gratidão. Que esse reconhecimento inspire outros a servir com o coração voltado ao Reino, assim como Elvira, que deixou marcas de fé e esperança por onde passou.”
O pastor Márcio Santos, diretor-executivo da Convenção Batista Mineira (CBM), também participou da cerimônia e expressou sua gratidão:
“Tive a alegria e honra de representar os batistas mineiros, ao lado da minha esposa, Marselle Santos, na sessão especial da Câmara Municipal de Belo Horizonte — um momento de grande reconhecimento público à querida irmã Elvira Rangel, em homenagem aos relevantes serviços prestados à nossa cidade das alterosas.”
Emocionada, a homenageada Elvira Gonçalves Rangel agradeceu a Deus, aos familiares, a vereadora Flávia Borja, a liderança Batista e aos amigos, pelo reconhecimento:
“Ebenézer, até aqui o Senhor me ajudou. Toda honra e glória sejam dadas a Ele, que me salvou, me chamou e me permitiu cumprir a missão que me confiou como missionária e, depois, junto às mulheres batistas de Minas Gerais. Agradeço à vereadora Flávia Borja por me conceder esta honraria. Não me considero merecedora, mas recebo com alegria e gratidão. Que Deus abençoe sua vida, Flávia, e todas as mulheres batistas mineiras.”
A noite foi marcada por gratidão, louvor e reconhecimento público à nossa irmã, exemplo de líder e mulher batista que construiu um legado de fé, amor e compromisso com a transformação e o cuidado das mulheres mineiras.





















No responses yet