“Depois que toda aquela geração foi reunida a seus pais, surgiu outra geração que não conhecia o Senhor, nem o que ele havia feito por Israel. Então os israelitas fizeram o que era mau aos olhos do Senhor e cultuaram os baalins. Abandonaram o Senhor, Deus de seus pais, que os havia tirado da terra do Egito, seguiram os deuses dos povos ao redor e os adoraram. Assim, provocaram a ira do Senhor, abandonando-o e cultuando Baal e Astarote. Jz 2.10-13

O livro dos Juízes nos traz um triste e terrível ciclo na vida do povo de Israel. Depois da morte de Josué e de toda a geração que lutou pela conquista da terra, veio outra geração, porém, o autor nos diz que essa geração não conhecia a Deus, e as consequências foram terríveis. Além de abandonar o Senhor, Israel mergulhou em uma intensa idolatria, seguiram os deuses e todo o sistema religioso dos territórios vizinhos, marcados por rituais promíscuos e imorais. O resultado disso foi a condenação de Israel mediante a ira de Deus. Israel se torna cativo das nações estrangeiras, (subjugada agora pela força física, estavam em grande aflição). Deus levanta juízes para livrar o povo dos inimigos e trazer o renovo espiritual ao povo de Deus.

Se olharmos para o mundo hoje, ficamos abismados com o quanto o Bíblia é atual. É possível encontrar nitidamente um paralelo entre a situação de Israel no tempo dos Juízes com o mundo hoje. O secularismo segue a mesma sequência do declínio espiritual dos israelitas. Uma sociedade secularizada é marcada pela apostasia (abandono da crença em Deus), é uma sociedade anticristã e uma sociedade repaganizada. A sociedade encontra-se em um ciclo de abandono a Deus e emergida nos ídolos do mundo contemporâneo, ídolos não de madeira, mas ídolos criados no coração (Ez 14.3)

Qual a solução pra essa geração? A solução está no Juiz que Deus levantou a muito tempo atrás e que ainda hoje continua a chamar o povo a um arrependimento: Jesus Cristo. Ele é o libertador levantado por Deus que, assim como em Isaías 53, levou sobre si nossos pecados, nossas enfermidades. A vida secularizada encontra sua redenção na vida, morte e ressurreição de Cristo.

Pr. Nathan Amorim

Tags:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× ENTRE EM CONTATO