Em tempos marcados por desafios na juventude e escassez de boas referências, dois adolescentes da Igreja Batista Peniel, em Dom Cavati, têm se tornado inspiração para toda uma geração ao unirem fé cristã, caráter e excelência acadêmica.

Eduardo Fontoura Ferreira, de apenas 13 anos, acaba de conquistar medalha de ouro nacional e estadual na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a maior competição estudantil do país. Em 2023, Eduardo já havia conquistado medalha de bronze nacional e prata estadual, mas neste ano subiu ao pódio mais alto e recebeu sua medalha diretamente das mãos do Ministro da Educação, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro no último dia 30 de junho.

A conquista do jovem não é apenas um título de prestígio: ele agora conta com uma bolsa de incentivo mensal e tem garantido o acesso a programas de mestrado em universidades federais, podendo inclusive ser dispensado da obrigatoriedade do ENEM em algumas instituições por ser medalhista olímpico. Eduardo é o primeiro aluno da história de Dom Cavati a conquistar medalha de ouro nacional na OBMEP.

Já seu irmão, Leonardo Fontoura Ferreira, 15 anos, também tem trilhado um caminho de excelência. Aluno do ensino médio em tempo integral (EMTI), Leonardo é semifinalista do programa Passaporte Mineiro, voltado para intercâmbio internacional de estudantes. Ele também é o primeiro aluno da cidade a conseguir essa seleção. Reconhecido por sua responsabilidade, boas notas e compromisso com os estudos, Leonardo reforça o testemunho de que é possível viver para a glória de Deus também na escola e na sociedade.

Ambos são membros ativos da Igreja Batista Peniel, onde participam da Escola Bíblica Dominical e dos cultos regularmente. A mãe, uma cristã dedicada desde a infância, testemunha que ora pelos filhos desde o ventre e os tem criado conforme os princípios da Palavra de Deus:

“Sempre levei meus filhos à EBD e aos cultos. Oro para que cresçam homens tementes e obedientes ao Senhor Jesus. Mostrar para os filhos a importância de servir a Deus e ter compromisso com os estudos é essencial. O nosso futuro está nas mãos de Deus, mas precisamos fazer a nossa parte”, afirmou com gratidão.

Para o Pr Cinesio Dias dos Santos, pastor da Igreja Batista Peniel, os irmãos Fontoura são um testemunho vivo de que a juventude pode — e deve — brilhar como luz no mundo:

“Em tempos de poucas referências e de jovens distraídos com tantas vozes, ver dois adolescentes que glorificam a Deus com sua conduta e ainda são honrados publicamente é como uma resposta de Deus para todos nós. Eles nos ensinam que vale a pena investir nessa geração.”

O pastor destaca ainda o impacto positivo que as conquistas dos jovens têm gerado:

“Isso motiva, inspira e mostra que é possível alcançar voos mais altos obedecendo à Palavra. Honrar a Deus — e também aos pais — vai muito além das paredes da igreja.”

A história dos irmãos Leonardo e Eduardo é reflexo de uma caminhada de fé, disciplina, incentivo familiar e visão cristã sobre vocação e propósito. A igreja se alegra em ver sua juventude crescendo em graça e sabedoria, e convida outras famílias a seguirem o exemplo de fidelidade e dedicação:

“É uma alegria imensa e nos traz lições claras do que a Bíblia nos ensina. Lembramos do jovem Daniel e seus amigos, que, mesmo em uma cultura contrária, permaneceram firmes e foram reconhecidos por sua sabedoria e fé.”, finaliza o pastor.

A Igreja Batista Peniel louva a Deus pela vida dessa família e segue orando para que mais jovens escolham trilhar esse caminho de fidelidade e influência, sendo sal e luz no mundo.

Tags:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× ENTRE EM CONTATO