Playback é o acompanhamento musical previamente gravado que se usa como base para a interpretação de um solista vocal ou instrumental ou mesmo de um coral ou grupo de instrumentistas.

Os que são músicos, mesmo em algum momento tendo recorrido circunstancialmente ao Playback, sabem quão distinta artisticamente é esta experiência daquela de dispor para seu acompanhamento solo ou coletivo de uma orquestra com um regente.

Na primeira, não há espaço para mudança, toda a performance se torna refém de uma trilha automática quase sem direito à interpretação.

Na segunda, é garantido o lugar para a criatividade, para o talento, para interação, para a exploração de matizes e até para adaptações no percurso.

O Criador não nos fez para um funcionamento automático, não nos pensou como máquinas acionadas remotamente, não gravou um playback para repetirmos exatamente um certo arranjo.

Antes, sempre nos quis conduzir como um grande Maestro, apontando nossas deficiências e explorando ao máximo os talentos que ELE mesmo concedeu.

ELE incentivou a criatividade momentos após a criação (Gênesis 1.28);

Na caminhada pelo deserto (Êxodo 35.10);

Na construção do Templo (II Crônicas 2.13);

Na ida para o exílio (Jeremias 29.4-7) e;

Na realização do culto (Efésios 5.19).

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.” (Isaías 59.1).

Mãos hábeis e ouvido atento são instrumentos preciosos na Regência do Criador, Sustentador e Condutor de nossas vidas.

Pense sobre isso! Graça e paz!

Pr. Aílton Sudário

Tags:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× ENTRE EM CONTATO