Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, aconteceu na Igreja Batista Memorial, em Governador Valadares, a Conferência Reinos, realizada pela juventude MESA. O tema proposto, (Reinos), marcou profundamente pela sua mensagem e nos despertou para a importância de perceber as influências ao nosso redor, muitas vezes sutis e quase imperceptíveis.
Vivemos cercados por “reinos” que disputam silenciosamente o nosso coração. Sistemas, culturas e estilos de vida buscam nossa atenção e, sobretudo, a nossa adoração.
As redes sociais moldam nosso senso de identidade. A cultura do consumo promete realização. O entretenimento redefine valores. Cada um desses “reinos” nos forma, nos convida a segui-los e a viver conforme seu ritmo.
No entanto, não somos moldados apenas pelo que sabemos, mas principalmente pelo que desejamos e amamos. Os reinos ao nosso redor sabem disso. Por isso disputam nossos afetos, apresentando novos amores que, pouco a pouco, tornam mais difícil obedecer ao mandamento: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”.
Com tantos amores disponíveis, equilibrá-los torna-se um desafio. É comum encontrar cristãos enfrentando dificuldades em sua caminhada e, em uma breve conversa, descobrir que o problema está em detalhes que, em si mesmos, não são pecaminosos, mas que, de forma sorrateira, afastam o coração de Deus e de Sua igreja.
São tantas demandas pessoais, tantos compromissos em nossa agenda, escola, trabalho, faculdade, cursinho, atividade física que, quando menos esperamos, já não há espaço para Deus em nossa rotina. Esse não é um discurso que visa nos afastar das rotinas diárias, o objetivo é nos lembrar que em tudo que vivemos e fazemos, que seja para a Glória de Deus. Em meio a tantos reinos, não não podemos nos esquecer d’Ele.
Por isso, esse não é apenas um tema ou uma reflexão, é também uma denúncia, contra tudo o que nos cerca e que silenciosamente tem mudado nosso eu, e nos afastado do Reino verdadeiro.
Denunciamos porque são reinos falsos, passageiros, que não conseguem entregar o que prometem, denunciamos porque já estão condenados com todo seu poder e influência, por isso não devemos servi-los.
Mas além disso, é um anúncio, anunciamos, o amor, a reconciliação, o perdão,o arrependimento e a transformação. Anunciamos O REINO, o único e eterno REINO de Deus. Que os Batistas Mineiros se posicionem e vivam como servos desse Reino Eterno de Deus.
André Filipe
Presidente da Jubam
Pastor Auxiliar
Igreja Batista Memorial em Governador Valadares

No responses yet