Alguns anos atrás, após concluir o mestrado, embora minha mente estivesse cheia de teorias sobre religiões e sociologia, meu coração estava vazio de respostas.

Durante algum tempo, busquei compreender os dramas humanos e a espiritualidade por meio da ótica acadêmica. No entanto, frequentemente, sentia-me mais confuso do que esclarecido. A cada nova teoria que eu dominava, mais questionamentos surgiam.

A crise intelectual coincidiu com conflitos pessoais e ministeriais. Havia muita gente sofrendo ao redor. Precisava cuidar dos irmãos da igreja que eu pastoreava e também do meu casamento e dos meus filhos.

Parecia que apenas os “especialistas” poderiam ajudar a mim, minha família e minhas ovelhas. Mas eu desejava conversar com alguém que pudesse me oferecer uma direção bíblica para os problemas, sem teorias humanas, tão comuns em nosso meio.

Após algum tempo de busca, encontrei a ABCB (Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos). Foi por meio dela que localizei um pastor que é conselheiro bíblico em Belo Horizonte.

Entrei em contato e agendei um horário. No dia, fui recebido por uma simpática senhora e logo encaminhado ao pastor conselheiro.

Ele me explicou que sua ajuda não viria de terapias seculares. Orou pedindo direção de Deus e quis ouvir minha história. Contei as dificuldades, minhas dúvidas como pai, esposo e pastor e o quanto desejava uma direção vinda da Palavra.

O pastor leu Romanos 15:4 e 15:13, mostrando que a Bíblia existe para nos ensinar, consolar e gerar esperança. Lembrou-me que Deus conhece cada detalhe da nossa dor e que, se eu me submetesse aos princípios bíblicos, veria mudanças reais.

Apesar de já conhecer a passagem Bíblica, a partir daquele momento, algo começou a mudar em mim. Saí da conversa com esperança renovada e com tarefas a realizar.

No segundo encontro, fui confrontado e recebi orientações claras sobre como agradar a Deus em todas as áreas da vida. A cada nova sessão de aconselhamento, aumentava minha alegria.

Ao final do processo, meu coração foi transformado. Passei a estudar o Aconselhamento Bíblico e confirmei que realmente é possível enfrentar crises emocionais usando as ferramentas corretas: Deus, o Espírito Santo, a Igreja e a Palavra. Saí decidido: queria também ser um conselheiro bíblico.

Hoje, após seis anos de estudo e prática, afirmo com convicção: pastores bem fundamentados nas Escrituras podem, sim, ajudar pessoas a alcançarem saúde mental e emocional.

A Bíblia é o livro das almas — nela há respostas, consolo e direção para as dores mais profundas.

Precisamos resgatar a coragem de pastorear as almas com fidelidade à Palavra. Problemas como depressão, ansiedade, vícios e fobias exigem pastores preparados — e esse chamado é urgente.

Se a Igreja não cuidar das almas com a verdade da Palavra, os crentes serão arrastados pelas ideologias do mundo.

Pr. Ramon Maciel de Souza

Pastor da 1ª Igreja Batista do Bairro Santa Cruz

Capelão do Colégio Batista Unidade Floresta

Mestre em Ciências das Religiões

Tags:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× ENTRE EM CONTATO