O Centro Batista de Treinamento e Lazer (CBTL) recebeu, entre os dias 12 e 14 de setembro, quase 90 mulheres para o Retiro Anual das Esposas de Pastores de Minas Gerais, que neste ano teve como tema “Escolhidas”. O encontro foi marcado por momentos de comunhão, reflexão bíblica, descontração e edificação espiritual, reunindo mulheres de várias regiões do estado.
A presidente da Associação de Esposas de Pastores de Minas Gerais, Núbia Resende, destacou o propósito do encontro:
“O Senhor nos escolheu para darmos fruto, e frutos que permaneçam. Creio que toda semente lançada neste retiro dará frutos a cem por um para nossa edificação e, sobretudo, para a glória de Deus.”
Representando a União Feminina Missionária Batista Mineira (UFMBM), Neusa Rezende Diretora-executiva, também reforçou a importância da ocasião:
“Estamos aqui para lembrar às esposas de pastores que foram escolhidas para um trabalho especial ao lado de seus esposos. É um momento de conscientização, mas também de encorajamento.”
O Pr. Ramon Márcio de Oliveira, Diretor-executivo adjunto da CBM, também expressou seu reconhecimento pelo evento:
“Foi muito bom participar daquele encontro especial. O que é feito com a presença das esposas de pastores e para as esposas de pastores é sempre muito bem feito, é sempre sucesso. Parabéns, Núbia, sua equipe, sua diretoria, sua liderança, as palestrantes, a equipe CBTL, que além de oferecer o melhor testemunho, estava mais uma vez tratando de um grande encontro, de algo muito especial. Essas irmãs são especiais para nós, para as suas igrejas que enviaram, que oraram e que, de maneira recíproca, têm recebido o trabalho dessas irmãs por anos e anos. Foi uma alegria ver a excelência com que este encontro tem sido realizado. Parabéns a todos os participantes, à liderança, às voluntárias. Parabéns por mais um grande encontro.”
A programação contou com a participação de mulheres que têm se destacado em diferentes áreas de ministério e liderança. Verônica, escritora e mentora de mulheres, foi a preletora oficial, trazendo mensagens na sexta, sábado e domingo. Beatriz Braga, neuropsicóloga, conduziu uma oficina interativa usando o sociodrama como recurso, estimulando reflexão prática sobre os desafios do ministério pastoral. Já a cantora Áquila conduziu momentos de louvor e também pregou no domingo, marcando o encontro com música e Palavra.
O retiro também teve espaço para leveza e criatividade. Fernanda, esposa do pastor Felipe de Fervedouro e presidente da União Feminina em sua região, apresentou um stand-up na sexta-feira, encerrando com uma paródia sobre a vida pastoral, que arrancou risos e identificação do público.
Além disso, oficinas temáticas e grupos terapêuticos, estes com as psicólogas: Beatriz, Nilza, Jonildes e terapeuta Meire, que promoveram momentos de partilha e oração. A tradicional “Festa do Oscar” trouxe momentos descontraídos, com desfiles e celebração da amizade.
Outro destaque foi o cuidado com os detalhes. O casal Erivelton e Dani, responsáveis pelo CBTL que prepararam uma recepção especial na tarde de sábado, com uma mesa variada de bolos, refrigerantes e água de coco, criando um ambiente acolhedor para a confraternização.
“Foi um tempo de conversas edificantes, risadas e descanso. Me sinto com as forças renovadas”, resumiu Priscila Ariane de Freitas Costa, da PIBAN em Nepomuceno.
Para muitas, a experiência foi transformadora. Maria Betânia Farias de Brito da Silva, da Congregação Batista em Sem Peixe, destacou:
“Houve um mover, um derramamento do Espírito e uma comunhão tremenda. Precisamos de ombros de amigas, de conselheiras, de escolhidas de Deus. Saio abastecida.”
Já Joyce Clarindo Izaías Rodrigues, da Igreja Batista de São João Batista do Glória, definiu o retiro como inesquecível:
“Cada palavra e cada grupo terapêutico foram como águas vivas fluindo para nossos corações. Eu amei demais conhecer cada uma de vocês.”
O evento contou com o apoio da Convenção Batista Mineira, da Rede Batista de Educação e da Ordem dos Pastores de Minas Gerais, além do trabalho dedicado da equipe organizadora formada por Núbia, Meire, Elian, Marlene, Kesllye, Káthia e Cida.
A presidente da UFMBM, Elisandra de Oliveira, expressou sua gratidão:
“Já participei de muitos retiros e meu coração se enche de alegria em ver como Deus continua renovando e fortalecendo as esposas de pastores neste encontro.”
O retiro terminou com a certeza de que cada participante foi impactada de maneira única. Barbara Cristina da Silva Amorim de Oliveira, da Igreja Batista Pedra Azul em Contagem, resumiu em suas palavras o sentimento coletivo:
“As preletoras foram instrumentos de Deus, a organização foi impecável e cada detalhe transmitiu amor e dedicação. Saímos renovadas, confiantes na fidelidade d’Aquele que nos chamou. Afinal, somos escolhidas.”




















No responses yet