PIB de Ubá implanta modelo inspirado no Promiseland e já colhe frutos em parceria com líderes comprometidos com a próxima geração
“Deixem que as crianças venham a mim, não as impeçam…” (Mt 19:14) — esse chamado de Jesus tem ecoado com intensidade por onde passa o Geração Futuro (GF), ministério infantil que visa tornar o domingo o melhor dia da semana para as crianças. Inspirado no modelo Promiseland, desenvolvido pela Willow Creek (EUA), o GF foi adaptado para o Brasil pela Igreja Batista Central de Fortaleza e, desde então, tem influenciado positivamente diversas igrejas no país.
O Pr. Ubiratan Panizzi de Souza, atual pastor titular da Primeira Igreja Batista em Ubá (PIB Ubá), conheceu o modelo em 2001 e o implantou pela primeira vez em 2003, em Juiz de Fora, quando liderava a Igreja Batista da Vitória (IBV). “Tivemos a alegria de sermos pioneiros a trazer e implantar o Geração Futuro em Juiz de Fora e na Zona da Mata. O resultado foi uma transformação profunda e duradoura em toda a igreja”, relembra.
O Geração Futuro tem como missão oferecer suporte às famílias na formação espiritual dos filhos, promovendo uma experiência bíblica segura, relevante, criativa e alegre. A estrutura do GF valoriza o ensino centrado na criança, com pastoreio intencional em pequenos grupos, ambientes acolhedores e a promoção de uma fé vivida com entusiasmo.
Em outubro de 2023, o Pr. Ubiratan foi convidado a cooperar com a revitalização da Igreja Batista no Parque Guarani, também em Juiz de Fora. Na ocasião, encontrou uma igreja sem crianças e adolescentes, mas com corações abertos. Junto ao diácono João Carlos Avelino, um dos líderes do GF na região, a proposta foi reapresentada à igreja. O novo pastor, Pr. Gilberto Pereira Faria, abraçou o projeto, que resultou em dezenas de crianças, adolescentes e famílias se achegando a Cristo em poucos meses.
Com o chamado renovado, em setembro de 2024, o Pr. Ubiratan assumiu o pastorado da PIB de Ubá, trazendo consigo a visão do GF. Em maio de 2025, a igreja promoveu um grande treinamento regional, com quase 50 participantes, incluindo irmãos das igrejas batistas de Guidoval e Rodeiro. O evento contou com a liderança do incansável João Carlos Avelino e dos treinadores José Luiz & Neíla Kessler, além de Márcia & Júlia Pereira, da Igreja Batista no Parque Guarani.
“Todos vivenciamos uma experiência contagiante e transformadora pelo mover do Espírito Santo”, destacou o pastor. “Fomos impactados e desafiados a dedicar nossas vidas para que o ministério infantil de nossas igrejas seja cada vez mais bíblico, acolhedor, relevante e cheio da alegria do Senhor.”
















No responses yet