Com a construção de um Templo, várias ações evangelísticas e Sociais, dos dias 17 ao 26 de julho de 2025, a cidade de Curral de Dentro, no Norte de Minas Gerais, foi cenário de uma grande mobilização missionária.

O Projeto Neemias, promovido pela União Missionária de Homens Batistas Mineiros (UMHBM), reuniu 157 voluntários, representando 44 igrejas e 12 associações, com o objetivo de construir a nova sede da Primeira Igreja Batista de Curral de Dentro em apenas 10 dias, além de abrir diversas frentes evangelísticas e ações sociais.

Um dos destaques desta edição foi a parceria com o projeto Missão Resgate, organizado pela Juventude Batista do Norte de Minas (JUBANORTE), composto por jovens e adolescentes missionários que realizaram evangelismo nas praças, ruas, asilo e CRAS da cidade, além de cultos no antigo templo e em espaços públicos. A metodologia evangelística adotada pela Missão Resgate resultou em 171 pessoas evangelizadas, 14 visitas, 12 respostas positivas ao convite para irem à igreja e 14 estudos bíblicos iniciados.

O Projeto Neemias também promoveu duas edições da Escola Bíblica de Férias (EBF) nos dias 19 e 26, que reuniram mais de 200 crianças, com atividades como lição bíblica, contação de histórias, músicas, brincadeiras e distribuição de lanches e lembrancinhas.

Além do impacto espiritual e educacional, a ação incluiu uma importante frente de atendimento médico, oferecendo 122 consultas em diversas especialidades, como cardiologia, pediatria, oftalmologia, odontologia, ginecologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia e psicologia. Os atendimentos foram realizados por médicos e profissionais voluntários, com apoio de equipes de triagem e realização de exames. Um destaque especial foi a parceria com o Mercadão dos Óculos, que garantiu a doação de 16 óculos para crianças da cidade.

Para o Pr. Edemilson de Oliveira Benedito, Diretor-executivo da UMHBM, o impacto do projeto é um reflexo da unidade e da entrega das igrejas batistas mineiras, da CBM:

“Curral de Dentro foi tomada pelo amor e pelo serviço cristão. Ver irmãos e irmãs de tantas partes de Minas unindo forças para construir, evangelizar, cuidar e servir é algo que nos enche de esperança. O Projeto Neemias é mais do que levantar paredes: é levantar vidas, é plantar a Palavra onde ela ainda precisa florescer. A UMHBM louva a Deus por cada pessoa envolvida, cada oração, cada doação, cada esforço.

A glória e a honra é toda do Senhor da seara. A alegria é nossa em ver os frutos que já estão sendo colhidos ali.”, finaliza.

Despedida de um servo fiel

Durante a realização do Projeto ocorreu um acidente na obra, uma situação que impactou a vida de todos. E 3 dias após a finalização do projeto ocorreu o falecimento do irmão José Maria. Ele partiu ao fazer o que mais amava: servir a Igreja de Jesus. Este amado irmão era um dedicado servo na PIB Tupi, um voluntário assíduo e participativo do Projeto Neemias e um esposo amoroso para a irmã Ronilda, e pai zeloso dos filhos Gerson, Josmavy e do Pr. Daniel William, amado irmão e parceiro de missão na Convenção Batista Mineira.

A UMHBM e a CBM prestaram todo o auxílio necessário e principalmente apoio e acompanhamento da família, que através do Pr. Daniel William enviaram a seguinte mensagem: “Nossa família louva a Deus por projetos missionários como o Projeto Neemias e o MUNAMI (Mutirão Nacional  Missionário), que concedem aos homens a oportunidade de servir com suas habilidades na construção de templos para que as igrejas possam se reunir e resgatar vidas, proclamando a mensagem de salvação.

Meu pai sempre se dedicou a servir com alegria, entusiasmo e intensidade em tudo que fazia. Um servo dedicado que não dependia de títulos ou cargos para servir, servia com desprendimento e dedicação. E foi assim que partiu, fazendo o que amava, a obra do Senhor e na obra do Senhor. Agradecemos todo apoio e suporte que recebemos da UMHBM e CBM, temos recebido o consolo de Deus e das orações de muitos irmãos. Desejamos que esta obra realizada pelo Projeto Neemias cresça para a glória de Deus!”.

A UMHBM e CBM pede que os batistas mineiros continuem orando por esta preciosa família.

Tags:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× ENTRE EM CONTATO