Realizado no dia 25 de abril, na Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte, o EBD para o Alto 2026 reafirmou o compromisso dos batistas mineiros com o ensino sólido das Escrituras. Promovido pela Convenção Batista Brasileira em parceria com a CBM e PIB BH, o encontro reuniu professores, líderes e alunos em um dia de capacitação, comunhão e aprofundamento bíblico.
O preletor oficial, André Daniel Reinke, Designer, Historiador e Teólogo, trouxe duas palestras que marcaram o evento, abordando a pluralidade do povo bíblico e sua relevância para a missão da igreja. “Procurei demonstrar como, na história do Antigo Israel, a tendência sempre foi agregar o estrangeiro, receber os que eram de fora. Isso aponta para algo que seria ampliado no Novo Testamento: um povo que não vive para si mesmo, mas para anunciar a salvação em Cristo a todos”, destacou.
Reinke também ressaltou sua experiência no evento: “Sempre é um prazer visitar Minas Gerais, tanto pela receptividade dos irmãos quanto pela excelente organização. Tive a oportunidade de participar de oficinas e do painel, e percebo como a discussão sobre inclusão e o uso da tecnologia é uma necessidade urgente para a igreja.” Em tom pessoal, concluiu: “Estar com os irmãos mineiros me faz sentir que tenho ‘um coração muito mais mineiro batendo dentro de mim’.”
A programação contou com oficinas específicas para diferentes faixas etárias, ampliando a capacitação dos professores:
- Berçário e Maternal – Profa. Noelma Dutra
- Pré-escolar e Escolar – Profa. Lídia Rosa
- Juniores – Profa. Marli Gonzalez
- Adolescentes e Jovens – Pr. João Matias
- Adultos – Profa. Miriam Lemos
Além das oficinas, o painel “EBD para o Alto e para Todos: Acessibilidade e Inovação na prática” trouxe reflexões relevantes sobre os desafios contemporâneos do ensino bíblico, com a participação de Reinaldo Arruda, Marli Gonzalez e Geraldo Barroso.
Para Andréa Guimarães Gerente de Crescimento Cristão da CBM, o evento cumpriu plenamente seu propósito: “Foi um tempo de grande valor, marcado pelo compartilhamento de experiências, ideias e conhecimento.” Ela também destacou o impacto espiritual do encontro: “Saímos fortalecidos e encorajados, com a expectativa renovada de vermos nossas igrejas ainda mais impactadas pelo ensino sólido e transformador da Palavra de Deus.”
Andréa ainda enfatizou a relevância dos momentos vividos ao longo do dia: “As dinâmicas, o louvor e a comunhão contribuíram para um ambiente de edificação mútua, onde cada participante pôde não apenas aprender, mas também compartilhar sua realidade e desafios no ensino bíblico.”
A percepção dos participantes reforçou esse impacto. “Contagiante o envolvimento dos professores da Escola Bíblica Dominical. Há uma sede pelo estudo da Bíblia e pelo aprofundamento na interpretação bíblica, além do incentivo à adoção de metodologias mais eficientes”, afirmou Josmária Lima Ribeiro de Oliveira, 1ª Secretária da Diretoria da CBM, destacando também o uso de tecnologias como apoio ao ensino. A parceria do O EBD para o Alto 2026 da CBB com os batistas mineiros reforçam um dos importantes pilares da nossa Convenção: o ensino bíblico. Demonstrando o valor e a contribuição da EBD nas igrejas impactando na formação bíblica de homens, mulheres, jovens,adolescentes e crianças em Minas Gerais.







No responses yet