De 17 a 20 de setembro de 2024, líderes batistas mineiros marcaram presença no Global Youth Movement (GYM), uma rede internacional que reúne pastores e líderes de igrejas ao redor do mundo com o propósito de capacitar e encorajar a igreja e a próxima geração. O evento foi realizado na cidade de Porto, Portugal, e contou com a participação de mais de 6 mil líderes de 100 nações, em um encontro de crescimento, avivamento, intercessão e envio para o cumprimento da missão da igreja nesta geração.

A delegação mineira, composta por 13 líderes representando diversas igrejas e organizações batistas do estado, participou de momentos de adoração, aprendizado e intercâmbio cultural. Estiveram presentes: Pr. Ramon Márcio de Oliveira e Washington Almeida Alarcão, da Convenção Batista Mineira; Paulo Victor Petronilho Gonçalves e Maria Eduarda Nonato Siqueira Gonçalves, da Igreja Batista da Família; Pr. Adalbert Barreto de Oliveira e Samuel Mattos dos Santos, da Primeira Igreja Batista de Juiz de Fora; Davi Samuel dos Santos de Oliveira, da Igreja Batista Salgado Filho; Débora Andrade e Pr. José Andrade, da Primeira Igreja Batista de Janaúba; Pr. Lucas Ramos, da Primeira Igreja Batista de Acesita; e Pr. Ruan Noce, Pr. Renan Noce e Samuel Sena, da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte.

O GYM 2024 trouxe à tona discussões relevantes sobre a influência do líder cristão no século XXI e o uso das tecnologias artificiais para o crescimento do Reino de Deus. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com líderes de diversas culturas e compartilhar experiências ministeriais, o que gerou um impacto significativo na visão e no ministério de cada um.

Para o Pr. Adalbert Barreto, da Primeira Igreja Batista de Juiz de Fora, participar do evento foi uma experiência única e sobrenatural. Ele destacou a oportunidade de conviver com pessoas de todo o mundo e aprender sobre como as igrejas de diferentes culturas têm enfrentado os desafios ministeriais contemporâneos. “Os assuntos abordados, como santificação e discipulado, além do papel do líder no uso das tecnologias artificiais, trouxeram uma bagagem muito satisfatória para nós, gerando um tempo de despertamento, alinhamento e crescimento ministerial. Espero que a juventude de Minas Gerais seja impactada com aquilo que recebemos durante o evento”, afirmou o pastor.

O Pr. Ramon Márcio de Oliveira, Diretor-adjunto da Convenção Batista Mineira, destacou a relevância do encontro não apenas para a igreja, mas para a sociedade em geral. “O Global Youth Movement foi um dos eventos mais extraordinários que já participei. Ver representantes de dezenas de países reunidos, discutindo sobre a importância de sermos uma juventude que transforma a cultura, e não que vive alienada a ela, foi inspirador. A ênfase na santidade e a busca pela relevância do Reino de Deus em um mundo que cada vez mais se rende ao secularismo foram pontos de grande valor que levaremos para nossas igrejas no Brasil”, ressaltou o pastor.

Já o Pr. Ruan Noce, da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte, compartilhou sobre a profunda experiência espiritual que vivenciou durante a conferência. “Participar da conferência Global Kingdom ao lado de líderes de 50 nações foi uma experiência enriquecedora. Fomos lembrados de que a presença de Deus em nossas vidas vai além de uma simples emoção. Ela é a capacitação divina para cumprir o Seu propósito em nós”, declarou.

Para Davi Samuel, da Igreja Batista Salgado Filho, o evento foi um grande lembrete dos fundamentos de discipulado e santidade que ele já tem praticado em sua igreja local. “Foi interessante perceber que esses mesmos princípios são compartilhados em diferentes partes do mundo e ver como Jesus direciona Sua igreja globalmente. Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a comparação da evolução das redes de internet (do 1G ao 5G) com a potência do evangelho e a necessidade de preparar jovens e adolescentes para viverem essa ‘potência’ no contexto local. Além disso, fiquei impactado pela importância de inserir os pais no processo de discipulado dos adolescentes, prática que aprendi com uma preletora do Quênia. Os pais são os que foram chamados a discipular primeiro os filhos, e o quanto a igreja tem errado ao discipular apenas os adolescentes sem inserir os pais nessa conversa de discipulado. Isso me trouxe à mente que Jesus realmente é o Senhor da igreja em todo o mundo, e estou motivado a desenvolver algo novo aqui na minha realidade local”, compartilhou Davi.

Impacto no Contexto Mineiro

A presença de líderes mineiros em eventos globais como o GYM é uma oportunidade de crescimento e intercâmbio de ideias que enriquece a prática ministerial local. A partir desse encontro, as igrejas batistas mineiras estão mais capacitadas e fortalecidas para enfrentar os desafios desta geração, com uma visão mais ampla e contextualizada sobre como liderar e discipular.

“Que os frutos desse evento se multipliquem nas igrejas de Minas Gerais, e que os líderes continuem inspirados a cumprir a missão de Deus de maneira relevante e transformadora!”, encerra o Pr. Ramon Márcio de Oliveira.

Tags:

No responses yet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

9001
× ENTRE EM CONTATO